terça-feira, 8 de março de 2011

Mulheres exemplares na Bíblia




Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. PV 31.10

SARA – mulher obediente Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor. 1 PD 3.6. Também conhecida como uma mulher submissa, Sara (cujo nome significa princesa), é uma verdadeira referência para toda mulher cristã. Sabemos que ela era obediente a seu marido Abraão e cumpriu dignamente sua posição de esposa. Ajudando-o, seguindo-o e obedecendo-o, como toda mulher deve ser em relação ao esposo. Portanto, para ser uma mulher cristã, devemos ser obedientes primeiramente a Deus, nossos pais, nossos esposos, nossos líderes na igreja... porque essa é a verdadeira conduta de uma mulher cristã.


DÉBORA – mulher corajosa E Débora, mulher profetiza, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. JZ 4.4. Seu nome significa abelha; seu caráter transmite uma força excepcional de conseguir o que se deseja... essa foi Débora! Uma mulher que se encontra no livro de Juízes, vista como uma profetiza e juíza em Israel. Uma mulher escolhida por Deus para liderar um povo e conduzi-los segundo a ordem do nosso Deus. Débora foi um exemplo de coragem e determinação! Como temos nossos pastores nos dias de hoje, assim foi ela com o povo de Israel. Com ousadia e determinação vindas de Deus, essa mulher nos deixa hoje como ensinamento, a coragem de fazer a obra do SENHOR, por mais difícil que lhe pareça, por mais improvável, aceite a determinação e a chamada de Deus na tua vida, porque Ele será contigo por onde quer que andares. Portanto, uma mulher cristã, é uma mulher de coragem!

ANA – mulher fervorosa Ela, pois, com amargura da alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. 1ª SM 1.10. Cheia da graça, esse é o significado do nome de Ana! A história de Ana é muito conhecida de todos nós, pois quem não sabe de sua aflição em ter um filho, enquanto a outra esposa de seu marido a aborrecia por isto? Mas, o que levou Ana a superar e vencer essa tão grande aflição em sua vida? Sim, foi o SENHOR! Mas Deus só se lembrou de Ana, porque ela também se lembrou de Deus. Ela O buscou em oração fervorosa; ela O adorou; ela acreditou nAquele que podia (e pode) todas as coisas; mesmo sem esperança alguma em ter um filho, Ana buscou a face do SENHOR com fervor e Deus lembrou-se dela e lhe deu um filho, pra glória do nome dEle. A oração de Ana comoveu o coração de Deus. Se você é uma mulher cristã e por algum motivo a vida tem lhe apresentado aflições, lembre-se que para ser uma verdadeira mulher cristã, devemos ser fervorosas na oração e buscar a face do SENHOR com humilhação e entrega. Se tens sofrido por teu esposo e filhos; por enfermidades e desempregos; por perseguição e humilhação; por causas impossíveis aos seus olhos, lembre-se: VOCÊ É UMA MULHER CRISTÃ e está em seus joelhos a solução dessas causas! Dobre seus joelhos em oração fervorosa e o Deus que se lembrou de Ana, de ti se lembrará!

ISABEL – mulher privilegiada Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista. MT 11.11 a. Isabel (que se dedica a Deus)! A origem do seu nome já transmite algo maravilhoso que Jesus faria na vida dela. E fez! Isabel, que era estéril, concebeu e deu à luz um filho chamado João Batista, que seria aquele que batizaria o próprio Jesus. Isabel, foi outra dentre tantas mulheres na Bíblia a ser agraciada por Deus. Se você tem se dedicado ao SENHOR, a Sua obra, a guardar Seus mandamentos, tenha certeza que também serás uma mulher privilegiada e o SENHOR te concederá aquilo que almeja o teu coração. Pois, só em sermos mulheres cristãs, já somos privilegiadas.

MARIA – mulher bem-aventurada Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. LC 1.28. Maria foi uma mulher bem-aventurada, pois entre tantas mulheres, ela foi a escolhida para dar à luz Aquele que viria salvar a humanidade em morte de cruz: Jesus Cristo! Isso fez com que Maria fosse chamada pelo anjo do SENHOR de bendita entre as mulheres, sim, pois foi um privilégio ser a escolhida para dar à luz ao Salvador, ao filho do Altíssimo! Mas devemos nos lembrar que Maria deu apenas á luz a Jesus e só Ele é quem tem poder no céu e na terra e Maria, depois casou-se com José e concebeu outros filhos, tendo em vista que deixou de ser a virgem que concebeu Jesus. Portanto, mulher cristã, que achemos graça perante o SENHOR e que através dEle, possamos ser também bem-aventuradas.

MARTA – mulher ativa Marta, porém, andava distraída em muitos serviços. LC 10.40 a. Seu nome significa soberana da casa e Marta era assim. Irmã de Lázaro e Maria, ela estava sempre envolvida com os serviços da casa, isso na quer dizer que ela não amava Jesus. Ele queria demonstrar seu amor por Ele suprindo suas necessidades físicas, sendo prestativa e mostrando seus serviços materiais. Marta se dedicava muito aos trabalhos da casa, mas Jesus também queria que ela cuidasse de sua vida espiritual também, pois por mais que Marta fizesse aquilo de bom coração e Jesus a amasse como ela era, Ele também cuidava para que ela também fosse zelosa espiritualmente. E você mulher cristã, de quem você tem cuidado mais? Sabemos que uma mulher cristã não pode deixar de cumprir suas obrigações de esposa, de mãe, de dona de casa, mas acima de tudo, uma mulher cristã, deve cumprir com suas obrigações espirituais buscando ao SENHOR e servindo-O com alegria no seu coração.

DORCAS – mulher caridosa E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia" (Atos 9:36). Dorcas significa gazela e a Bíblia nos diz que ela era uma discípula e sua caridade nos é referência até hoje. Uma mulher de grande coração, de uma alma amorosa que não fazia distinção de pessoas, que acolhia a todos porque sua alma era caridosa. E é assim que uma mulher cristã deve ser: uma mulher caridosa, amorosa, acolhedora, que ajude aqueles que lhe procuram. Vocês irmãs casadas, devem ser referência também para vossos maridos, que vocês, sejam um complemento na obra de seus esposos, os ajudando e os auxiliando; que nós analisemos a atitude de Dorcas e apliquemos em nossas vidas de mulheres cristãs.  

LÍDIA – mulher hospitaleira E, Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. AT 16.15. Na história de Lídia, vemos sua redenção mediante a palavra do SENHOR, onde o próprio Deus abre seu coração para que ela desse ouvido a palavra pregada por Paulo. E o que nos chama a atenção é que depois disso, ela faz questão que eles fossem a sua casa. Abrindo um parêntese a essa atitude de Lídia, o que podemos observar é que ela, ao ser tocada pelo Espírito Santo, sua atitude passa a ser acolhedora, hospitaleira e isso é um dever de toda mulher cristã. Devemos ser hospitaleiras, principalmente com o Espírito Santo que habita em nós. Devemos fazer o que lhe agrada, Suas vontades e tratarmos a todos com o mesmo carinho que o SENHOR cuida de nós.

LOIDE E EUNICEmulheres fiéis  Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. 2 TM 1.5.Avó e mãe de Timóteo, Loide e Eunice se tornaram um referencial de fidelidade na Bíblia, quando todos os ensinamentos bíblicos, orações, adoração a Deus era obrigatório naquela família e isso fez com que Timóteo vivesse constantemente nos ensinamentos de Deus. Loide e Eunice, mães e mulheres sábias que fizeram da sua fé em Deus, a base de suas vidas. Quantos ensinamentos prendemos com essas mulheres: aprendemos a ser mulher de Deus, a ser mãe, a ser temente, a ser cristã!
Que todas nós mulheres cristãs possamos ter a obediência de Sara, a coragem de Débora,  o fervor de Ana, o privilégio de Isabel, a bem-aventurança de Maria, a ativez de Marta na vida espiritual, a caridade de Dorcas, a hospitalidade de Lídia e a fidelidade de Loide e Eunice para que nossa vida espiritual possa estar a cada dia mais fortalecida em Cristo Jesus e que venhamos a desempenhar nosso verdadeiro papel nesse mundo vil, agradando não aos homens, mas a Deus. E que todos possa vem em nós que somos...

                                     


 By Lane Barcelos

 

7 comentários:

  1. fui muito edificada com o estudo! parabéns,tenho certeza que vc busca ser vista com todas essas virtudes!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM ESSE BLOG, ESTOU INICIANDO MINHA VIDA NO EVANGELHO, E ESPERO APRENDER A CADA DIA COM VOCÊS.

    ResponderExcluir
  3. Que todas mulheres cristã siga esse exlplos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    A paz do Senhor Jesus.
    Muito edificante o post!
    Qua Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor benção de Deus!!
    Parabéns pelo trabalho, me ajudou bastante. Que Deus continue lhe abençoando!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Deus seja louvado

    ResponderExcluir